HISTÓRIA

O Grêmio Escolar Graccho Cardoso, entidade particular de Ensino com os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foi fundado na data 21 de abril de 1952 á Rua Pacatuba, 77 — Centro.

Os seus fundadores professor Antônio Ayres e professora Alzira Cedro Lobão Ayres ambos proprietários do Grêmio Escolar Serrano da cidade de Itabaianinha, grandes educadores, com imensa folha de serviços prestados à educação dos jovens sergipanos naquela cidade.

Na ocasião da sua fundação se encontravam presentes grandes nomes de ilustres sergipanos conforme registro na sua Ata de Fundação. Entre outros citamos:

  • Dr. Hunald Santa Flor Cardoso - Presidente do Tribunal de Justiça, irmão do patrono da Escola.
  • Dr. Gentil Tavares da Mota - Engenheiro e Professor.
  • Dr. Manoel Barbosa de Sousa - Inspetor Geral do Ensino.
  • Dr. Niceu Dantas - Juiz de Direito.
  • Prof. Exupero Monteiro - Diretor do Departamento de Educação.
  • Sr. Irineu Marques de Oliveira - Jornalista e Diretor da Associação Sergipana de Imprensa.
  • Sr. Clodoaldo de Alencar - Poeta.

 O Graccho foi registrado no Departamento de Educação com o nº 448, folha 9 do Livro nº 02 em 21 de abril de 1952 funcionando somente com Curso Primário. O modesto Educandário achava-se aparelhado do indispensável material escolar para facilitar a instrução, de acordo com o Programa oficial do Departamento de Educação do Estado, propondo-se com a cooperação da família, ministrar aos seus alunos um bem organizado e dirigido programa de ensino, eficiente e progressivo, tendo como objetivo preparar o aluno para vencer as dificuldades do meio, através de vários recursos adequados à sua faixa etária e ao seu nível intelectual, promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso do educando, proporcionando-lhe uma educação com bases democráticas respeitando a liberdade e individualidade de cada um, favorecendo o seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Foi intuito dos seus diretores fundadores denominar de “Graccho Cardoso” esta escola, render significativa homenagem ao Grande nome do Dr. Maurício Graccho Cardoso, grande sergipano que foi incontestavelmente entre os Governadores do estado de Sergipe uma bandeira, sob a qual todos se abrigaram. Portanto, não se tratou como se vê, de um gesto de distinção a um nome já nacional e conseqüentemente afeito às nobres ações, mas pela sua natural tendência às coisas administrativas e de caráter educacional e outras.

Enumerar aqui os grandes feitos do eminente patrono desta escola quando exercera a curul governamental, seria supérfluo e ao mesmo tempo cansativo, mas que devem estar na retina dos que olham, vêem e guardam as grandes realizações do Dr. Graccho.

O Grêmio Escolar Graccho Cardoso em 1953 foi transferido de endereço para a Av. Hermes Fontes nº 126, onde funcionou até dezembro de 1956.

Em 1957, além de externato passou a funcionar também em regime de internato misto, mudando-se para a Rua Boquim nº 589. Em 1961 o professor Antônio Ayres passou a direção do Estabelecimento para a sua filha Maria do Carmo Therezinha Lobão Ayres Souza, a Tia Lalia, que por motivo do seu casamento com Sr. José Silva de Souza, o Graccho passou a funcionar a Av. Desembargador Maynard nº 92, iniciando ai também o Pré-Escolar.

Necessitando de um espaço maior foi em dezembro de 1962 para a Praça da Bandeira nº 238, mudando-se no ano seguinte para a sua sede própria à Rua Zaqueu Brandão nº 92.

Em 1982 foi dado início às turmas de 5ª a 8ª séries, complementando o curso do Ensino Fundamental. Em 1986 finalmente foi iniciado o curso de Ensino Médio, tendo a sua primeira turma prestado vestibular em janeiro de 1989, com grande sucesso em várias faculdades.

Em 1982 foi construído o Parque Aquático Tia Lalia, com duas piscinas sendo pioneiro dentre a Rede Particular, dando expansão ao Curso de Natação e prática de Pólo Aquático, onde através dessas modalidades a escola chegou ao título de campeã em diversos campeonatos. Em março de 1986, foi instalada na parte térrea da sede da Rua Zaqueu Brandão uma sala de Informática, disciplina que não fazia parte do currículo da escola, mas como complemento para o conhecimento tecnológico do educando.

Em setembro do mesmo ano foi inaugurado o Ginásio de Esportes José Silva de Souza à Rua Frei Paulo nº 154, para a prática de vários esportes: Vollei, Basquete, Futsal, Ginástica Rítmica Desportiva, Ginástica Olímpica, Judô, Karatê, Tênis de Mesa, etc., atividades que fazem despertar, desenvolver e aprimorar as forças físicas, morais, psíquicas e sociais do aluno, estimulando as tendências de liderança e a implantação de hábitos sadios.